X é suspenso no Brasil após ordem de Alexandre de Moraes; Musk critica decisão


Postado por Clistenes | 31/08/2024

Na madrugada deste sábado (31), a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, começou a ser suspensa em território brasileiro. Usuários de operadoras como Vivo, Claro e Oi relataram dificuldades de acesso ao X logo no início da madrugada, com um aumento significativo nas reclamações registradas no site Downdetector às 0h10.

A suspensão do serviço foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na sexta-feira (30). A medida deve durar até que a rede social cumpra uma série de determinações judiciais, pague multas pendentes e indique formalmente um representante no Brasil.

Apesar da suspensão, alguns usuários ainda conseguiam acessar a rede social até a última atualização desta reportagem. A interrupção total do serviço não ocorre instantaneamente, uma vez que as operadoras precisam bloquear o acesso a todos os servidores do X, tanto aqueles acessados via navegador quanto aqueles integrados a aplicativos móveis. Para alguns, o site ou aplicativo exibia o layout da rede social, mas sem carregar postagens ou perfis.

O X foi adquirido pelo bilionário Elon Musk em 2022 e, embora a empresa não divulgue números oficiais de usuários, consultorias estimam que a rede social tenha cerca de 20 milhões de usuários no Brasil, um de seus principais mercados globais.

Às 3h46 deste sábado, Elon Musk usou o X para criticar Alexandre de Moraes, prometendo divulgar, no domingo (1º), o que chamou de “longa lista de crimes” do ministro. “Obviamente, ele não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz”, afirmou Musk em sua postagem.

Cronologia dos eventos até a suspensão

17 de agosto: O X anuncia, por meio de um post na própria rede social, o fechamento de seu escritório no Brasil, alegando que Moraes teria ameaçado prender a então representante legal da empresa no país.

28 de agosto: O STF, através do perfil no X, responde ao anúncio da rede social com uma intimação de Moraes, exigindo a nomeação de um novo representante da empresa no Brasil dentro de 24 horas. O perfil de Elon Musk foi marcado na intimação, uma ação inédita por parte do tribunal.

29 de agosto: Moraes ordena o bloqueio das contas bancárias da Starlink, empresa de Musk que oferece internet via satélite, como forma de garantir o pagamento de multas aplicadas contra o X pela Justiça. Ainda no mesmo dia, após o prazo de 24 horas, o X declarou que não seguiria “ordens ilegais e secretas” de Moraes e que aguardava o bloqueio iminente no Brasil. Musk, por sua vez, afirmou que a Starlink continuaria operando gratuitamente no país, visto que com o bloqueio das contas, os usuários brasileiros não teriam como pagar pelo serviço.

30 de agosto: Moraes dá 24 horas para que a Anatel e as operadoras retirem o X do ar, sob pena de multa de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que utilizar subterfúgios, como VPNs, para contornar o bloqueio e acessar a rede social.

A situação ainda está em desenvolvimento, com desdobramentos previstos para os próximos dias.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!