Notícia | Destaque
Entrevista | Destaque
Vídeo | Destaque
Cobertura | Destaque
Ufersa começa a produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde
Postado por Clistenes | 31/03/2020
As máscaras funcionam como um equipamento de proteção individual extremamente seguro que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais / Imagem ilustração
Mais uma força tarefa foi montada pela Ufersa para auxiliar no combate a pandemia do COVID19. Dessa vez, a Universidade está com um trabalho de produção de máscaras de proteção direcionadas aos profissionais de saúde de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
As Face Shields – como são conhecidas as máscaras – funcionam como um equipamento de proteção individual extremamente seguro que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. As peças previnem o contágio contra vírus, bactérias e outras contaminações.
Em Mossoró, as máscaras estão sendo produzidas por seis impressoras 3D no Laboratório de Ciência da Computação. Segundo o professor Leonardo Casillo, que está a frente desse trabalho, as impressoras são do Centro de Engenharia, do CITED e do próprio laboratório de computação. As máquinas estão funcionando uma média de 12 horas para produzir uma média de 25 peças. “Estamos trabalhando com esse tempo para não sobrecarregar as impressoras e danificá-las, mas se for necessário podemos verificar a possibilidade de deixar mais horas funcionando”, explicou o professor Casillo.
Impressoras 3D da Ufersa começaram a produzir máscaras de proteção / Foto cedida
Na prática, as impressoras 3D produzem as tiaras que são ajustadas às cabeças das pessoas. Nessas tiaras são fixadas folhas grossas de acetato e elástico. Após toda a produção, as peças são higienizadas e depois ensacadas para o envio. As máscaras produzidas pela Ufersa serão destinadas aos profissionais das unidades básicas de saúde de Mossoró. A professora do curso de medicina, Andrea Taborda, deve fazer o planejamento de como será essa distribuição. Só na Ufersa Mossoró são 10 pessoas, entre professores, técnicos e alunos, envolvidos nessa linha produção.
MÁSCARAS NOS CAMPI
Além de Mossoró, impressoras 3D também estão produzindo as face shields nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. As peças serão destinadas as unidades básicas locais de saúde. E assim como Mossoró, professores, técnicos e alunos dos três campi da Ufersa estão trabalhando nesta iniciativa de combate ao COVID19.
Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos