Prefeitura, entidades e sociedade civil finalizam proposta do Plano Diretor de Pau dos Ferros/RN


Postado por Clistenes | 06/08/2021

Foto: André Mendes

Definindo os ajustes necessários e buscando criar um documento democrático, na tarde desta terça-feira, 03 de agosto, a prefeitura de Pau dos Ferros discutiu junto à população que compareceu na Casa de Cultura Popular Joaquim Correia, as diretrizes do Projeto de Lei Complementar sobre o Plano Diretor Participativo do Município, dando transparência a todo o processo de revisão do PDP.

A prefeita Marianna Almeida deu início a audiência falando da importância da discussão e elaboração do Plano Diretor para o município e fez uma retrospectiva sobre as tentativas de gestões anteriores de concluir o plano, que vem sendo discutido desde 2015. “Com apenas sete meses de gestão, estamos apresentando o Plano Diretor à sociedade para discussão. É preciso explicar a importância do plano, pois ele rege todo o desenvolvimento urbano de uma cidade. E Pau dos Ferros está na obrigatoriedade de incluir o plano, pois o município já tem mais de 20 mil habitantes e vem infringindo a constituição há anos, por ainda não ter feito essa implantação”, explica Marianna.

A secretária de Educação, professora Dra. Larissa Alves, conduziu as discussões junto à mesa técnica definida, dando seguimento aos trabalhos e colocando em discussão pontos relevantes do projeto, os quais os presentes decidiram a necessidade de mudança no projeto.

Dentre as questões que foram levantadas, foi o reconhecimento que a cidade passou por uma série de transformações físicas, econômicas, sociais e de fatores populacionais, que tornam o Plano Diretor de fundamental importância para que o desenvolvimento aconteça de forma organizada.

Na mesa técnica, sob a coordenação da professora Larissa, estiveram o engenheiro civil, Francisco Iuri Aires Nunes (SEPLAN-PMPF), o professor Doutor, Agassiel de Medeiros Alves (UERN), o professor Doutor, Eduardo Raimundo Dias Nunes (UFERSA) e o Procurador Geral da prefeitura de Pau dos Ferros, Francisco Ubaldo Lobo Bezerra de Queiroz.

Dentre os presentes, estavam também representantes da sociedade civil, além de instituições e entidades como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE, o vereador Reginaldo Alves da Silva, da CÂMARA MUNICIPAL de Pau dos Ferros, representantes da Igreja Batista e Católica, EMATER, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Mossoró e Região – AAPCMR e o Rotary Pau dos Ferros.

A próxima etapa será o plano ser aprovado pela Câmara Municipal, sendo um trâmite obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, segundo consta na Constituição Federal, regulamentado por uma lei federal (nº 10.257/2001) conhecida como Estatuto das Cidades. Nela, está previsto que o plano de uma cidade seja revisto ao menos uma vez a cada dez anos.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câncer Economia Educação Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Gastronomia Gerais Humor Interligados Marketing Martins Moda Mossoró Mundo Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade TamoJunto TamoJunto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!