Pela primeira vez, Mossoró/RN recebe a ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso”, com a Orquestra e Coro do NEOJIBA


Postado por Clistenes | 01/08/2023

No próximo dia 12/8, às 20h, Mossoró recebe pela primeira vez a ópera nordestina  “Dulcinéia e Trancoso”, com a Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. Será mais uma apresentação da “Turnê da Liberdade”, que irá reunir 150 jovens instrumentistas e cantores. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla.

A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, estreará em Aracaju no dia 5 e também passará por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20), numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.

Composta pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha, “Dulcinéia e Trancoso” é inspirada na obra do escritor Ariano Suassuna. A regência será da maestrina Lucie Barluet. Ela conta que escolheu a ópera para a turnê por reunir elementos da cultura popular e erudita. “É uma ópera que traz a cultura brasileira muito forte, o Nordeste,  principalmente, e também tem a música erudita, que a gente trabalha com os integrantes no NEOJIBA. É uma mistura. E há também essa interação muito forte e bonita entre coro e orquestra”.

Esta também será a primeira vez que a maestrina regerá fora da Bahia. Nascida na França, Lucie já regeu apresentações no seu país natal e na Suíça. A ópera tem direção cênica da diretora teatral Chica Carelli e direção de movimento de Luana Serrat. O figurino é de Zuarte Júnior. 

“Dulcinéia e Trancoso”, que estreou em 2009, em Recife, é considerada a primeira ópera armorial. Criado na década de 1970 e liderado por Suassuna, o Movimento Armorial estimulou a criação de obras que valorizem a arte popular do Nordeste. Os solistas da ópera serão os próprios integrantes do NEOJIBA. Maiane Santa Izabel será Dulcineia, Thiago Alves será Trancoso, Samuel Marques será Ariano Suassuna, Ed Silva interpretará Cervantes, Iuri Neery será Bozo, Guilherme Bispo interpretará o Dono do Circo, Alessandra Lima será a Compadecida e Camila Ceuta interpretará A Morte.

Música brasileira

Além da ópera, o NEOJIBA, programa que é referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música, também apresentará um concerto sinfônico em Mossoró. A apresentação acontece no dia 13, novamente no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, sob regência do maestro Eduardo Torres. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla.

Os jovens musicistas irão mostrar obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer,  “‘Stamos em pleno Mar”, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França.

A apresentação também terá compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Gastronomia Gerais Humor Interligados Marketing Martins Moda Mossoró Mundo Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade São João TamoJunto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!