Pau dos Ferros/RN – Poda drástica: Não cometa este crime ambiental


Postado por Clistenes | 06/06/2023

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem feito junto à população um trabalho de conscientização sobre a forma correta de realizar a poda das árvores sem trazer danos ao meio ambiente.

A SEMA relembra que existe a Lei municipal 311/72 do Código de Posturas, artigos 137 e 139, que prevê multa para quem realiza podas drásticas no município de Pau dos Ferros. A poda drástica é aquela em que é retirada mais de 40% da copa da árvore.

Além da Lei Municipal ainda existe a Lei Federal de Crimes Ambientais Lei N° 9.605/98 no artigo 49, que dispõe sobre a proibição de não danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos, a pena detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente a depender do caso.

No mês passado, a Prefeitura lançou a campanha “Pau dos Ferros Mais Limpa” de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.

Quais as consequências?

A poda drástica ocasiona:
– Perda de reservas energéticas do vegetal.
– Perda do equilíbrio estético – modificação da arquitetura de copa de cada espécie.
– Apodrecimento do lenho.
– Aumento da incidência de galhos fracos e podres sobre os alvos urbanos que circundam a árvore.
– Morte do vegetal.

Mas a poda drástica é prejudicial?

Sem dúvidas a resposta é sim. O que é feito na tentativa de melhorar a saúde e/ou beleza de uma árvore, é, na verdade, um dano severo que apenas se agrava com o passar do tempo.

A poda drástica causa um desequilíbrio entre a superfície da copa (folhas que fazem fotossíntese e gemas) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas), ocasionando uma mudança brusca no estado anatômico e fisiológico da árvore, já que a mesma precisa recompor sua folhagem para fazer fotossíntese, transpirar, realizar a troca gasosa etc. Tal fato é, na verdade, um intenso stress, que ao ser realizado periodicamente, anualmente, por exemplo, diminui acentuadamente o ciclo de vida da planta.

A população pode denunciar a prática de poda drástica através do número/whatsapp: 84 – 84 9668-6413, das 07:00h às 13:00h, de segunda à sexta.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast TCM Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!