Patrulha Maria da Penha será implementada em Pau dos Ferros/RN para proteger mulheres em situação de violência


Postado por Clistenes | 05/12/2023

A cidade de Pau dos Ferros, localizada na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, está prestes a receber um reforço significativo no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A implantação da Patrulha Maria da Penha (PMP) promete ser um marco no amparo e proteção das vítimas nessa região.

A PMP, um núcleo especializado da Polícia Militar, já atuante na capital, Parnamirim, Mossoró e nas regiões do Agreste, Seridó, Mato Grande e Vale do Assu, agora irá abranger todo o Alto Oeste potiguar. Seu principal objetivo é oferecer acompanhamento e suporte às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade.

O coordenador regional da PMP na região do Alto Oeste, o 2º Sargento Jorge, ressaltou a importância das medidas protetivas de urgência, destacando-as como o alicerce da Lei Maria da Penha. “É aquele mecanismo para fazer valer a proteção de mulheres que já se encorajaram, denunciaram seus agressores e agora precisam ter sua integridade preservada. Esse é o sentido de existir da Patrulha”, afirmou.

2º Sargento Jorge, coordenador regional da PMP na região do Alto Oeste e Cel Soraia, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha

Esse avanço representa não apenas a expansão de um projeto, mas a garantia de assistência e proteção para mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Pau dos Ferros e toda a região do Alto Oeste.

“O funcionamento da Patrulha Maria da Penha se dá a partir do acionamento pelo Poder Judiciário, identificando casos de maior risco e vulnerabilidade para as mulheres. Nossa equipe é encarregada de realizar visitas periódicas e manter um canal direto de comunicação com a vítima. Isso nos permite assegurar o cumprimento da medida protetiva de urgência, garantindo que o agressor mantenha a distância determinada pela lei”, explicou a Cel Soraia, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha.

Autoridades locais e a comunidade esperam que a presença da Patrulha Maria da Penha seja um passo significativo para promover um ambiente mais seguro e livre de violência para as mulheres, reforçando a importância do apoio e amparo em momentos tão delicados.

DIVULGAÇÃO

No último sábado, os policiais realizaram uma ação de divulgação no comércio da cidade, visando conscientizar e informar sobre a importância da Patrulha Maria da Penha e seus serviços no combate à violência contra as mulheres. Essa iniciativa, que teve uma resposta positiva da comunidade, está prevista para se repetir em outras ocasiões, demonstrando o comprometimento contínuo das autoridades locais em promover a segurança e o amparo às vítimas de violência doméstica e familiar. Essas ações de divulgação são passos fundamentais para disseminar o conhecimento sobre os recursos disponíveis e encorajar as mulheres a buscar ajuda em situações de vulnerabilidade.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câncer Economia Educação Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Gastronomia Gerais Humor Interligados Marketing Martins Moda Mossoró Mundo Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade TamoJunto TamoJunto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!