Parabéns Pau dos Ferros/RN pelos 168 anos de Emancipação Política


Postado por Clistenes | 04/09/2024

Hoje, 4 de setembro, celebramos com orgulho os 168 anos de Emancipação Política de Pau dos Ferros. Viva nossa cidade, nossa cultura, e nossa rica história!

História de Pau dos Ferros

A história de Pau dos Ferros remonta a 1733, quando, após a morte do coronel Antônio da Rocha Pita, suas terras na região foram doadas a seus filhos e herdeiros. Entre esses, Francisco Marçal se destacou como o grande pioneiro, ao fundar em 1738 uma capela em um núcleo populacional já existente, que mais tarde, em 1756, se tornou a matriz de uma importante freguesia.

O nome “Pau dos Ferros” tem raízes curiosas e tradicionais. De acordo com os historiadores, ele surgiu devido a uma grande oiticica, uma árvore frondosa que se tornou ponto de descanso para vaqueiros que trabalhavam na região. Esses vaqueiros costumavam gravar, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões no tronco da árvore, facilitando a identificação das reses tresmalhadas. Assim, a árvore passou a ser conhecida como “Pau dos Ferros”.

Com o passar do tempo, o povoado cresceu rapidamente, beneficiado pela sua localização estratégica no centro da região oeste e pelo florescimento da pecuária e da agricultura. Em 1841, iniciaram-se as primeiras tentativas para transformar Pau dos Ferros em município. Após anos de esforço coletivo, o sonho se concretizou em 4 de setembro de 1856, quando a resolução provincial nº 344 desmembrou Pau dos Ferros de Portalegre, elevando-o à categoria de município.

Um marco importante na história de Pau dos Ferros foi a celebração do bicentenário da paróquia, em 1956. Na época, o prefeito José Fernandes de Melo e o monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade, líder da paróquia, uniram esforços para promover a maior festa cívico-religiosa já vista na cidade. Entre os dias 14 e 19 de dezembro, uma vasta programação de eventos religiosos, cívicos e sociais marcou a ocasião.

Desta celebração, surgiu o “obelisco”, construído como um marco permanente daquele momento histórico. O monumento foi projetado pelo arquiteto Souza Lelles, em Natal, e a obra ficou a cargo do mestre-de-obras José Florêncio de Queiroz, de Pau dos Ferros. O obelisco, até hoje, é um símbolo da rica herança cultural e histórica de nossa querida cidade.

Hoje, ao comemorarmos 168 anos de emancipação, celebramos não apenas a data, mas a trajetória de um povo forte e resiliente, que construiu, e continua a construir, uma cidade próspera e cheia de vida. Viva Pau dos Ferros!

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!