Caern passa a ter novo número de atendimento pelo Whatsapp

30 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

A partir de 1 de janeiro de 2022, o canal de atendimento da Caern pelo aplicativo WhatsApp passa a ser o (84) 98118-8400.

O número de telefone mudou, mas os serviços oferecidos continuam os mesmos. Através do WhatsApp é possível parcelar débitos, solicitar 2ª via de conta, atualizar contato, consultar pagamento, registrar falta de água, informar vazamento, emitir certidão de débitos, consultar histórico de consumo, verificar certificado e acompanhar solicitações. Salve o novo número e tenha mais uma opção de contato na palma da mão.
 
CANAIS DE ATENDIMENTO
 
Não utiliza o WhatsApp? Não tem problema. A Caern também conta com outros canais de atendimento. Através do teleatendimento, no número 115, é possível registrar falta de água, informar de vazamentos, solicitar serviços de esgoto, pedidos de ligação entre outras demandas. Funciona 24h, nos sete dias da semana.

Tem ainda a Agência Virtual. Acessando www.caern.com.br é possível consultar pagamentos, contestar conta de água, solicitar religação, parcelar débitos e muito mais.

E o aplicativo Caern Mobile, que reúne todos os serviços da Companhia e está disponível para iOS e Android.

Compartilhe:


Caixa Econômica Federal vai desenvolver ações junto à APER para oferecer linhas de crédito para setor de energia solar

29 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Investir em energia solar é uma necessidade que virou tendência em 2021. Os números do segmento apresentados pela APER, através de estudos no Rio Grande do Norte, são uma grande prova. Financiamentos e linhas de créditos são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do segmento. Pensando nisso a diretoria da APER recebeu na quinta-feira (23) passada, os superintendentes da Caixa Econômica Federal no RN. Em pauta, a constituição de parceria visando o crescimento da energia solar distribuída no Estado.

Na ocasião, os dirigentes da APER fizeram um contexto sobre a energia solar distribuída no RN, apresentaram os números que evidenciam o crescimento do setor nos últimos anos e o potencial que os investimentos representam em termos de financiamento bancário, cuja expectativa é superar R$ 1 bilhão já em 2022.

Os superintendentes apresentaram linha de crédito específica para atendimento ao setor lançada recentemente pela Caixa, para atendimento tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.

Ao final, ficou o compromisso de disseminar a parceria e desenvolver ações conjuntas no sentido de difundir as linhas de crédito da Caixa junto às empresas associadas da APER, através dos canais internos e da realização de reuniões específicas em várias regiões do Estado. “Os representantes da Caixa asseguraram que a instituição oferecerá condições competitivas em termos de taxas de juros e prazos, além de grande agilidade no processo”, garantiu o presidente Max Pereira.

Participaram da reunião o presidente e vice-presidente da APER (Max Pereira e José Maria Vilar) e os Superintendentes de Rede da Caixa, Cleiton Beje; Executivo de Habitação, Ricardo Gama; Executivo de Varejo Natal e Área Norte, Sérgio Abrantes Júnior; e Executivo de Varejo Natal e Área Sul, Welter Melo.

Compartilhe:


Coluna Interligados!!!

21 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

ÁGUA NA NOVA

No dia 27 de dezembro, a cidade de Água Nova, no Alto Oeste Potiguar, vai completar 58 anos de emancipação política. Para comemorar a data toda especial, o prefeito Ronaldo Souza vai realizar uma grande festa em praça pública com shows de Cavaleiros do Forró, Nattan e Forró do Rei. Na ocasião, a prefeitura vai inaugurar a Praça de Eventos e o Estádio de Futebol! Agende Ai!!!

BETS 88

No sábado, 04 de dezembro, aconteceu a inauguração da loja da Bets 88 em Pau dos Ferros/RN. Muito bem localizada no centro da cidade, a loja está muito aconchegante e repleta de novidades para receber os clientes e os amantes dos esportes. Há 06 anos no mercado, a @Bets.88 é destaque quando se fala em entretenimento esportivo. Com representantes em mais de 200 cidades do Nordeste, a empresa tornou-se uma das maiores do seu segmento no país. Acesse https://www.bets88.bet/bt e siga @Bets.88 no Instagram para ficar por dentro das novidades do maior site de entretenimento esportivo do Nordeste.

NOVA ERA FESTIVAL

No sábado, 04 de dezembro, a cidade de Pau dos Ferros/RN foi palco do “Nova Era Festival” que reuniu grandes nomes da música como Luka Bass, Henry Freitas, Douglas Pegador, DJ Edson e Banda Magníficos. A arena, montada na Praça de Eventos, recebeu com uma super estrutura que gerou conforto, comodidade e segurança para o publico que se fez presente. Daqui agradecemos aos diretores do evento, Mateus Rodrigues, Matheus Holanda e Thiago Luã, pela receptividade e os parabenizamos pelo sucesso!

Mateus Oliveira e Thiago Luã recebendo Fernando Frajola e Ohara Ravick, vocalistas da Banda Magníficos

Mateus Oliveira, Matheus Holanda e Thiago Luã recebendo o cantor Henry Freitas

TARDEZINHA DA SHÊ

Sheilla Arnaud, aniversariante do dia 13 de dezembro, comemorou o aniversário de forma antecipada, no domingo 05 de dezembro, com a festa Tardezinha da Shê. O evento, realizado na Chácara Guerra, em Pau dos Ferros/RN, contou com a presença dos amigos e familiares e com os agitos da Frequência 2 e do cantor Daniel Diniz. Por lá também registramos a presença das cantoras Helô (Forró dos 3), Jarly Almeida, e do cantor Klebinho que soltaram suas vozes e fizeram participações especiais. Foi maravilhoso!!!

Sheilla Arnaud no clique com o esposo Tallison Lima e os filhos Ícaro e Bento

TRADICIONAL

Na terça-feira, 07 de dezembro, véspera de feriado, a cantora Taty Girl agitou a Tradicional Festa da Padroeira de Pau dos Ferros/RN, que aconteceu na Arena Montada na Praça de Eventos. A festa, que reuniu muita gente bacana, também contou com os agitos de Júnior Viana e Luan Pakerô.  Daqui agradecemos a João Noronha, Buxexa e Chico Cobra Dágua, organizadores do evento, pela receptividade. 

A cantora Taty Girl recebendo em seu camarim o casal João Noronha/Mikelly Cavalcante

ASBA ADVOCACIA

Nosso muito obrigado ao advogado Dr. Marcos Araújo, assim também como aos demais profissionais que integram a equipe do escritório ASBA Advocacia pelo envio do kit comemorativo dos 30 anos desse escritório que é referência em todo o Rio Grande do Norte. Agradecemos pela gentileza e também parabenizamos pelos 30 anos de serviços prestados com excelência em todo território potiguar. 

FIQUE POR DENTRO

@ – O cantor Raphael Marrone que participou do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, marcou presença no Nova Era Festival e fez participação especial no show da Banda Magnificos.

@ – No Nova Era Festival a satisfação de rever a youtuber e influencer Juliana Priscila e o esposo Saullo.  O casal também marcou presença na Tardezinha da Shê, evento que comemorou o aniversário de sheilla Arnaud.

@ – Parabéns, muitos anos de vida e felicidades para o colunista Lisboa Batista, aniversariantes do dia 13 de dezembro. 

 

Compartilhe:


Presidente do Sindicato de Hotéis destaca benefícios da tecnologia 5G para o turismo

20 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Fábio Faria, Abdon Gosson e Habib Chalita

Com a chegada da tecnologia 5G a Natal, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, acredita que o turismo como um todo vai se beneficiar. “É uma evolução. Algo que, tenho certeza, logo que estiver em funcionamento e sendo bem trabalhado, vai potencializar e fortalecer o nosso turismo”, disse.

Segundo ele, muitos turistas utilizam o telefone celular para pesquisas na internet a respeito de locais para hospedagem e alimentação ou usa suas redes sociais para postar conteúdo dos momentos de lazer em Natal. “Com o incremento dessa tecnologia na capital, não duvido que nosso turismo tenha ganhos”, comentou.

Chalita se mostrou animado com o 5G começar a ser utilizado em Natal ano que vem, principalmente pela capital do RN ser a primeira do país a receber a tecnologia. “Temos visto o trabalho do Ministério das Comunicações para avançar na utilização dessa tecnologia o quanto antes em nossa cidade”, disse.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o 5G permite que haja conectividade para praticamente tudo e todos simultaneamente, incluindo máquinas, objetos e dispositivos, proporcionando novas experiências ao usuário e novos modelos de negócio.

A expectativa é que essa nova tecnologia esteja disponível em todas as 27 capitais do país até 2022.

Compartilhe:


Jericoacoara/CE – Jorge Mateus, Thiaguinho, Pedro Sampaio, Banda Eva, Cat Dealers e Dennis DJ são algumas das atrações do novo Réveillon ViraJeri

20 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Jericoacoara é um daqueles destinos que todos desejam visitar um dia na vida, e quem já foi, já pensa em voltar. O destino abraça por si só qualquer turista, com um parque nacional que se encontra com o mar, uma vila charmosa e animada e moradores que dão um show de simpatia.

Localizado a 40km do Aeroporto de Jericoacoara, e 300km de Fortaleza, o vilarejo recebe pela primeira vez o Réveillon ViraJeri, com conceito inédito e cercado de responsabilidades indispensáveis para a preservação e legado local.

A única certeza do ano novo de 2022 na pequena Jeri é a festa animada, com paisagens paradisíacas e um Réveillon histórico, com a população vacinada. A ideia para este ano é uma programação para curtir o dia e aproveitar a noite, durante os 7 dias (26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 02 de janeiro). E para fazer tudo isso acontecer, Thiaguinho,  Jorge e Mateus, Grupo Menos é Mais, Banda Eva, Israel e Rodolffo, Dennis DJ, Pedro Sampaio, Matheus Fernandes, Atitude 67, Resenha do Mumu, Cat Dealers e Bruno Be, completam o timaço que subirá nos palcos do evento.

Os convidados e turistas encontrarão 9.200 leitos em hotéis, opções de esportes como Kite, Wind, wing e o surf, e um vilarejo onde se faz tudo a pé. São diversos restaurantes, bares e beach clubs. O evento também oferece para seus convidados uma programação extra com atividades de bem-estar, diariamente, às 10h, na praia da malhada. É cobrado uma pequena taxa ambiental no local, válido por 7 dias para entrar na cidade.

Se a festa está trazendo temas e responsabilidades importantes para a primeira edição do Réveillon ViraJeri, é importante entender todas as iniciativas dos organizadores com o local e seus moradores. 

 Movimento consciente #virajeri:                                                                                                              

O projeto da primeira edição do Virajeri idealizou um ciclo de ações de sustentabilidade e impacto social impulsionadas pelo entretenimento consciente, que vai promover legado para a região, pessoas e comunidade de Jericoacoara.                 

O Réveillon está apresentando ao mercado e consumidores uma nova categoria de negócio, que vai além de um pilar comercial. Em conjunto, as empresas envolvidas na organização e seus patrocinadores, idealizaram um ciclo virtuoso que desenvolve a comunidade e ainda preserva a natureza, para um público que está engajado e preocupado com as causas. O resultado de tudo isso é um legado para Jericoacoara, por meio do entretenimento.

Entenda os pilares: 

Preservação da natureza: sustentabilidade;

Retrofit da Usina de Reciclagem: Atualizando suas instalações, itens de segurança e bem estar dos cooperados;

Resíduos recicláveis: Dos eventos serão processados ao vivo in loco, evitando assim o trajeto através de caminhões;

Resíduos sólidos: São encaminhados direto para a CAGEGE (Companhia de água e esgoto do Ceará);

Desenvolvimento da comunidade: Impacto social e econômico;

Respeito aos moradores: Capacitação de mão de obra local.

As recentes previsões tanto dos Governos Estaduais quanto do Governo Federal de que toda população adulta estará vacinada até final do ano, tranquiliza em relação a segurança dos eventos. De qualquer forma, a empresa responsável está comprometida a seguir todo e qualquer protocolo sanitário que seja exigido no período dos eventos.

 

Compartilhe:


Delivery se tornou experiência gastronômica para consumidores durante a quarentena

20 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Depois que o coronavírus tomou para si as manchetes do noticiário, os índices do setor de delivery de comida dispararam. Para se ter ideia do tamanho desse mercado, basta dizer que, entre brasileiros e brasileiras que fizeram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses, 3 em cada 4 afirmam ter pedido delivery de comida (78%). E que, deste universo, 9 em cada 10 planejam continuar a fazê-lo no pós-Covid (90,5%). É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela Edelman, agência global de comunicação, a pedido do PayPal.

Entre as principais motivações para a grande adesão ao serviço de delivery estão a economia de tempo (84%); a preservação da saúde e a redução do risco de contágio (63,6%), além da vontade de se sentir em um restaurante (50,8%). Os períodos de lazer, durante os finais de semana, são os momentos preferidos por 76,9% dos respondentes para esse tipo de compra.

“Os dados mostram como o setor de delivery de comida foi essencial para o consumidor criar momentos de descontração durante os períodos mais desafiadores da pandemia. Mais do que uma pizza ou um hambúrguer, os restaurantes levaram à casa das pessoas sensações e sentimentos positivos em um momento no qual os níveis de estresse e ansiedade estavam elevados”, analisa Haroldo Vieira, Head de Novos Negócios do PayPal Brasil.

O estudo delineou o cenário da rotina de gastos diários online de brasileiros e brasileiras em verticais como entrega de comida, mercado e farmácia, serviços de mobilidade e combustível, streamings e games. Foram ouvidas 1.000 pessoas, compradoras online, com idades entre 18 e 55 anos, moradoras de todas as regiões do País, abrangendo as diferentes classes sociais.

“A elevada intenção de manter os hábitos de uso de delivery, mesmo com a reabertura de bares e restaurantes, comprova como a experiência de compra foi positiva para o consumidor. Inovação se tornou palavra-chave para o sucesso do setor e o PayPal faz parte dessa trajetória, sendo provedor de pagamentos para três dos quatro principais aplicativos de delivery do Brasil”, explica Vieira.

E, por falar em inovação, a redução do impacto ambiental do serviço de delivery é um tema que deve estar no radar das empresas do setor: 78% dos respondentes da pesquisa se preocupam com os resíduos gerados pelas embalagens descartáveis usadas na entrega de refeições.

A seguir, os destaque da pesquisa “Consumo Online no Brasil” com foco no setor de delivery de comida.

Apetite pelo online.

  • De acordo com a pesquisa, 86,1% afirmam que suas compras e pagamentos online ou via aplicativos de refeições, restaurantes e comida pronta aumentaram durante a pandemia.
  • Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 40% dos brasileiros pediam comida online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 66%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.
  • Os aplicativos de entrega de comida são o principal canal de pagamento para a categoria (93,7%), seja entre homens e mulheres seja por faixa etária. Em seguida vêm as compras realizadas diretamente nas redes sociais dos restaurantes, sites ou WhatsApp (52%).
  • 93,7% dos entrevistados disseram fazer pedidos por meio dos aplicativos de delivery, como Rappi, iFood, Uber Eats e outros; 52% usam as redes sociais dos restaurantes, seus websites ou WhatsApps; e 41,1% compram e pagam por meio do aplicativo do próprio restaurante.
  • 87,2% dos respondentes acompanha as despesas online e em apps de alimentação, restaurante e comida pronta.

Meios de pagamento.

  • 76,5% utilizam o cartão de crédito como meio de pagamento mais frequente para alimentação e pedidos em restaurantes; cartões de débito são citados por 64,1%, seguidos por PIX (49,5%). As carteiras digitais ocupam o 4º lugar, com 31,9%.
  • Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por delivery de comida tende a fazer pedidos com mais frequência, como veremos mais adiante. Nesta vertical, mulheres e pessoas entre 25 e 44 anos lideram o ranking.

Principais motivos para comprar online.

  • 87,2% dos pesquisados dizem ter mais controle sobre suas despesas online e em apps de alimentação, restaurante e comida pronta em geral.
  • 84% compram comida pronta para economizar tempo.
  • 78,2% dizem que as compras online/via aplicativo e pagamentos de refeições, restaurantes e comida pronta em geral fazem parte do dia a dia.
  • 76,9% preferem comprar refeições online ou via aplicativos nos finais de semana, em vez de durante a semana. E 73,1% preferem comprar e pagar por refeições online/via aplicativos em vez de comprar e pagar em lojas físicas.

Preocupação com saúde, segurança e meio ambiente.

  • 68,6% estão preocupados(as) com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo ao comprar refeições e comida pronta em geral – índice que cai para menos de 41% quando a compra é realizada via carteira digital.
  • 63,6% compram comida pronta por razões de saúde/para evitar o contágio.
  • 78% estão preocupados(as) com os resíduos gerados pelas embalagens descartáveis utilizadas na entrega de refeições e alimentos prontos para consumo.

Boa experiência e futuro.

  • 93,5% dizem gostar da experiência de comprar e pagar online ou via aplicativos de restaurantes e comida. Em sua maioria, brasileiros e brasileiras preferem o ambiente digital ao ambiente físico (73,1%) – o que sugere que o futuro das compras passará pelo omnichannel e terá, cada vez mais, a participação de todos os meios digitais, com ênfase nas redes sociais.
  • 50,8% compram refeições online ou via aplicativos para terem a sensação de estar em um restaurante.
  • 90,5% pretendem continuar a comprar e pagar online/via aplicativos por comida e em restaurantes quando a pandemia acabar. Diferentemente do que se pode imaginar, a maioria dos pesquisados afirma que a compra online de comida via app ou em restaurantes facilita o controle das despesas – além disso, eles e elas fazem questão de ressaltar que esse tipo de compra é planejada, não acontece por impulso.
  • A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.

Alguns dados globais da pesquisa “Consumo Online no Brasil” (que compreendem os dados de todas as verticais pesquisadas)

Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%; e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos a viver um “normal” diferente do “normal” que conhecíamos.

Os achados revelam ainda que a maioria dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas compras online (87,6%).

A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.

O dados iniciais da pesquisa “Consumo Online no Brasil” foram divulgados em novembro e estão disponíveis aqui.

Compartilhe:


Filme mossoroense ‘Vindouro’ terá estreia no Teatro Alberto Maranhão em Natal/RN

20 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Curta-metragem da diretora Wigna Ribeiro é uma das produções cinematográficas a serem exibidas na programação de reabertura do Teatro Alberto Maranhão, em Natal. O filme mossoroense terá estreia nesta segunda, 20 de dezembro, dentro da Mostra de Cinema Lei Aldir Blanc, às 19h.

A produção de “Vindouro” tem incentivo e patrocínio da Fundação José Augusto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e começou em 2019. Roteiro original e elenco plenamente mossoroense, o curta gira em torno de 4 personagens e a trama envolve nordeste, drama, suspense e uma paisagem de sertão, tipicamente potiguar. 

“Vindouro” é um filme que vem para mostrar, acima de tudo, uma evolução de maturidade e crescimento em nosso trabalho enquanto coletivo audiovisual. E a obra em si, é uma distopia que traz a reflexão onde nós estamos no mundo que estamos vivendo”, resume Wigna Ribeiro, que também é cineasta e publicitária.

O filme foi gravado na zona rural do município de Patu, região Oeste potiguar. A obra tem 15 minutos de duração e contou com 20 pessoas envolvidas, entre elenco e equipe técnica. 

Com produção do coletivo Buraco Filmes e coproduzida pela Ribeiro Produções, “Vindouro” é um filme genuinamente mossoroense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Mônica Danuta e Jeyzon Leonardo.

Compartilhe:


Potiguar se destaca por mostrar bastidores do mercado musical no Instagram

15 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Imagina você mostrar os bastidores do mercado musical em uma conta com quase 1,5 milhão de seguidores sendo praticamente uma das referências no segmento.

Desde 2015 essa tem sido a rotina do potiguar Wylker Ferreira desde que criou o perfil Vídeos Musicais no Instagram. “Eu era uma das pessoas que sentia isso, não tinha oportunidade de estar próximo dos artistas, de ver de perto como acontecia tudo. Quando comecei a ter essas oportunidades, resolvi compartilhar com todo mundo”, disse.


Ele comentou que o objetivo do perfil na rede social é divulgar lançamentos de músicas, bastidores, entrevistas e eventos. “Tudo relacionado ao mercado do show business”, completou.

Segundo ele, em todo trabalho feito, os artistas estão comentando, repercutindo e citando nomes como Wesley Safadão, Xand Avião, João Gomes, Tarcísio do Acordeon para exemplificar essa interação do conteúdo produzido no perfil. “É uma repercussão para o trabalho do artista e isso nos aproxima deles também”, citou.

E de um tempo para cá, o perfil teve um grande crescimento e isso chamou atenção de Wylker. “Foi algo surpreendente. Muita gente gosta de acompanhar a vida dos artistas e a página é uma ponte para isso. O crescimento diário está se tornando nacional”, revelou.

Diante desse aumento, ele planeja expandir a marca Vídeos Musicais criando novos quadros vinculados, como podcast, canal no youtube e cobertura de eventos. “Vamos com tudo planejado para oferecer sempre o melhor a quem nos acompanha no perfil e apoia nosso trabalho”, concluiu.

Compartilhe:


Isaura Amélia: Coleção de Arte será lançado em Mossoró/RN

13 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

Uma coletânea reunindo grandes artistas com contribuições relevantes para as artes plásticas e produção artística de modo geral. Essa é a Coleção de Arte Isaura Amélia, título do livro que será lançado em Mossoró no próximo dia 14 de dezembro, na Casa Guaxinim, a partir das 19h. 

A obra conta com contribuições de importantes mossoroenses convidados pelos próprios artistas. São 400 páginas e cerca de mil imagens no livro. A capa é ilustrada por um quadro do artista Thomé. Textos escritos pelo advogado Marcos Araújo, jornalista e servidor público Ivanaldo Xavier, arquiteto e crítico de arte Vicente Vitoriano, escritor Clauder Arcanjo, entre outros.

Cada um deles pôde tecer comentários e análises sobre artistas tão importantes para o cenário cultural mossoroense, a exemplo do artista plástico Careca, homenageado pelo advogado Marcos Araújo.

“A publicação é mais do que uma referência aos nomes importantes que compõem o segmento cultural local, ela resgata e preserva a memória de figuras ilustres, que podem ser vistas e apreciadas em prédios públicos e particulares, através das suas pinturas e obras”, detalha Isaura.

O livro traz o selo da Sociedade Amigos da Pinacoteca, em coautoria com a Coleção Mossoroense e a Fundação Vingt-un Rosado.

Compartilhe:


Natal/RN perde metade dos passageiros de avião no ano da pandemia e registra o fluxo mais baixo desde 2010

13 de dezembro de 2021 | Clistenes Carlos

A cidade de Natal registrou uma movimentação de pouco mais de 1 milhão de passageiros em 2020. Esse número representa uma diminuição de passageiros de mais de 50,5% em relação ao ano anterior. Com isso, Natal registra o menor número em 10 anos.

A capital potiguar foi a terceira mais afetada no Nordeste, atrás de Fortaleza (-54,8%) e Maranhão (-50,7%). Todas as capitais do Brasil apresentaram redução de passageiros nesse período em comparação a 2019, a maior redução do país ocorreu em Curitiba (-60,9%). Os dados são da pesquisa Redes e Fluxos do território – ligações aéreas: 2019-2020 do IBGE.

Total de carga aérea movimentada por Natal diminui mais de 3,8 mil toneladas 

A quantidade de carga que circulou pelo aeroporto de Natal também sofreu redução. Em 2019, o total registrado era de aproximadamente 7,8 mil toneladas, já em 2020 esse número baixou para 3,9 mil toneladas. Foi uma queda de 49,4%, a segunda maior redução relativa do Nordeste, superada apenas por Sergipe (53,3%). 

Voos de Natal para Fortaleza tem tarifas 80% menores em 2020

A tarifa média por ligação, ou seja, o preço pago no procedimento de embarque inicial e desembarque final independente de conexões e escalas, teve uma redução, em 2020, de 80,4% em relação ao ano anterior quando os passageiros tinham como destino final a cidade de Fortaleza. Ademais, o maior aumento de tarifa foi de 89,9%, registrado para voos que tinham destino a cidade de Maringá. Em média, houve uma redução de 28,5% das tarifas com origem em Natal.

Compartilhe:


Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Gastronomia Gerais Humor Interligados Marketing Martins Moda Mossoró Mundo Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade São João TamoJunto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!