Notícia | Destaque
Entrevista | Destaque
Vídeo | Destaque
Cobertura | Destaque
Oito Presos do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros/RN trabalham inseridos no projeto ‘Reciclando Vidas’
Postado por Clistenes | 30/11/2021
Internos privados de liberdade do Complexo Penitenciária Estadual de Pau dos Ferros realizam trabalho no município, deixando a cidade cada vez mais limpa e organizada, graças ao projeto desenvolvido pela Diretora do Complexo Penal de Pau dos Ferros, Elaine Fontes, que deu início no dia 18/10/2021 a um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Os mesmos presos já realizam serviços de limpeza ao cemitério, hospital, praças e agora revitalizam o canteiro da Av Independência.
Segundo a diretora da penitenciária, Elaine Fontes, oito presos, todos do regime fechado, estão aptos ao trabalho externo. Todo trabalho é supervisionado de perto por policiais penais da unidade e do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP). As atividades são informadas à Justiça para que a pena possa ser remida em um dia para cada três dias trabalhados.
Para a diretora, “a Lei de Execuções Penais é seguida a risca na penitenciária da cidade de Pau dos Ferros”. “Temos um ciclo completo. Com ressocialização através do trabalho e assistência à saúde, religiosa e educacional. Tenho muitos testemunhos de egressos que já trabalharam em nossos projetos e hoje já estão inseridos na sociedade”, disse Elaine Fontes.
A SEAP tem fomentado o trabalho envolvendo mão de obra carcerária no Rio Grande do Norte. Com a Prefeitura de Pau dos Ferros, um convênio de cooperação para inclusão de mão de obra carcerária em ciclos produtivos de confecção de bens e prestação de serviços foi formalizado em setembro. O convênio foi assinado entre o secretário da SEAP, Pedro Florêncio, e a prefeita Marianna Almeida, com a anuência do juiz de Execução Penal, Edilson Chaves.
Para o secretário Pedro Florêncio, o trabalho no sistema prisional viabiliza a ressocialização e a inclusão social. O trabalho envolvendo presos, disse Florêncio, já é uma realidade com projetos bem sucedidos em obras nos hospitais Maria Alice Fernandes, João Machado e Giselda Trigueiro, em Natal, no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, além da recuperação de escolas e carteiras escolares.
Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos