O papel do assistente social nos cuidados paliativos


Postado por Clistenes | 05/11/2022

Por Keillha Israely – Assistente Social Casa Durval Paiva – CRESS/RN 3592

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Neste sentido, trata-se de uma abordagem multidisciplinar, voltada para o cuidado de pacientes fora de possibilidade terapêutica de modificação de doença, que não se restringe só a pacientes com câncer, mas também a pacientes com outras comorbidades.

Esta é uma temática não muito discutida, que tem urgência em ser abordada e utilizada. Na nossa cultura, mais voltada para o senso comum, paliativo remete a uma ação que não vai resolver de forma definitiva, vai “remendar”, atenuar, adiar. Entretanto, o significado da palavra paliativa, vem de Palium, que é cuidar e proteger.

É muito comum ouvir não só da equipe médica, mas também de outras pessoas, até de familiares, que não tem mais o que ser feito pelo paciente, essa é a fase mais difícil de qualquer tratamento. Porém, sempre há algo a ser feito. Os cuidados paliativos se propõem a isso, cuidar, fazer com que o paciente viva um dia de cada vez, com qualidade, sem dor e sem sofrimento. Nem sempre isso é possível, mas, em linhas gerais, é o que se propõe a fazer.

Os cuidados paliativos veem o paciente em sua totalidade e, para isso, é necessária uma atuação interdisciplinar e multidisciplinar, para que cada profissional, em sua particularidade, contribua para o bem-estar do paciente e de seus familiares. Posto que, a família também precisa de cuidados. Assim, o assistente social, dentro da equipe de cuidados paliativos, desempenha uma importante função.

Nesses cuidados paliativos, o profissional do serviço social necessita acolher e ouvir pacientes e familiares, apreendendo os mais diversos aspectos e apresentando-os a toda equipe, considerando as condições e necessidades socioeconômicas familiares, bem como, a rede de apoio, benefícios eventuais e órgãos que precisem ser acionados, visando a garantia de direito dos pacientes em vida, até uma morte digna.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!