Legado de fé e educação de Pe. Sátiro continua vivo em nossos corações


Postado por Clistenes | 22/01/2024

Diretor emérito do Colégio Diocesano completaria 94 anos nesta segunda

 
O dia 22 de janeiro é sempre uma data de grande importância para o Colégio Diocesano Santa Luzia, a Faculdade Católica do RN e a Rádio Educativa Santa Clara FM 105, na qual celebramos o aniversário e agora também o legado do nosso mestre. Natural da cidade de Pau dos Ferros, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas se tornou símbolo não apenas religioso, mas também educacional na cidade de Mossoró e no estado do Rio Grande do Norte.

Como referência de humanidade e sensibilidade, Pe. Sátiro compartilhava muitos de seus valores para a construção de uma pedagogia de qualidade para crianças e jovens. Em sua longa, respeitada e celebrada trajetória de mais de 90 anos, cerca de seis décadas foram dedicadas à educação mossoroense, em conjunto com a visão de fé e esperança de sua formação católica. Além de professor e diretor de escola, Pe. Sátiro atuou como presidente do Conselho Estadual de Educação, como fundador da Faculdade Católica do RN, contribuiu profundamente para a Fundação Socioeducativa do RN, para o Mosteiro de Santa Clara e para a FM 105. Foi, ainda, figura importante na luta pela estadualização da UERN, instituição da qual foi reitor e um de seus maiores nomes.

Parte fundamental da história de grandes cultivos e frutos de Padre Sátiro deve-se, sobretudo, à sua atuação no Colégio Diocesano Santa Luzia. Sucessor de Cônego Francisco Sales, ele assumiu como diretor em 1961, transformando a instituição em referência de ensino da cidade e região através de seu trabalho e de sua visão para uma formação ética e humana, pautada em princípios religiosos que valorizam a criança e o estudante enquanto indivíduo e cidadão completo.

O legado de Pe. Sátiro transcende a sua presença física e nos abençoa todos os dias, ao passo em que ele descansa nos braços de Deus em sua infinita bondade. Figura de imensa contribuição para a Diocese e toda a cidade, foi responsável pela formação de gerações de famílias mossoroenses e potiguares.

O seu valoroso trabalho para a evolução da educação e da fé se confunde com a própria história de Mossoró, tornando Pe. Sátiro e seus ideais eternos no presente e no futuro de nossos corações. Lembremo-nos dele sempre com carinho e admiração, para mantermos vivas a sua obra e a sua história!

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!