Notícia | Destaque
Entrevista | Destaque
Vídeo | Destaque
Cobertura | Destaque
Hospital Regional Tarcísio Maia registra segunda captação de órgãos em 2025
Postado por Clistenes | 09/04/2025
Desde 2016, a unidade hospitalar localizada em Mossoró, na região Oeste do estado, já promoveu 54 captações de órgãos
O Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM), em Mossoró, realizou na manhã desta terça-feira (08) a segunda captação de órgãos do ano de 2025. O procedimento resultou na captação de rins, que serão destinados a pacientes em Natal.
A operação, realizada por volta das 11h, foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRTM. A equipe mobilizou profissionais de diversas áreas para garantir o suporte necessário à família do doador e toda a logística da captação.
Participaram da equipe local Tathiane Paloschi (responsável pela mesa de gelo), Susana Cantídio (coordenadora da CIHDOTT), Telma Belém (assistente social) e Symoni Bento (psicóloga). A captação foi realizada em conjunto com a equipe médica transplantadora vinda de Natal, formada pelos cirurgiões Dr. Alexandre Borges e Dr. Hipólito, o anestesista Dr. Alan e a enfermeira Mariana, da OPO. O transporte dos órgãos até a capital foi realizado por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo agilidade e segurança ao procedimento.
Referência estadual
Reconhecido como referência no interior do Rio Grande do Norte, o Hospital Tarcísio Maia se destaca pelo trabalho contínuo e qualificado de captação de órgãos. A atuação da CIHDOTT, com mais de uma década de experiência, tem sido fundamental para fortalecer a cultura da doação e contribuir com a redução das filas de transplantes no estado. Desde 2016, quando retornou às cirurgias, foram 54 captações.
Com mais essa captação, o HRTM reafirma seu compromisso com a vida, atuando de forma estratégica dentro da rede pública de saúde e mostrando que doar é um gesto de amor que transforma dor em esperança.
“A captação de órgãos é um serviço essencial que reafirma o compromisso do Tarcísio Maia com a vida. Para quem está na fila do transplante, cada doação representa uma nova chance — e para nós, é uma missão que une técnica, sensibilidade e esperança”, afirmou Karina Nóbrega, diretora do hospital.
Quem pode doar?
A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. No Brasil, pode doar qualquer pessoa com diagnóstico confirmado de morte encefálica, desde que autorizada pela família. Também é possível a doação em vida de alguns órgãos e tecidos, como um dos rins, parte do fígado e medula óssea, desde que haja compatibilidade e condições clínicas adequadas.
Quais órgãos podem ser doados?
Entre os órgãos e tecidos passíveis de doação estão: coração, rins, fígado, pulmões, pâncreas, córneas, válvulas cardíacas, ossos e tendões. Um único doador pode beneficiar até oito pessoas que aguardam por um transplante, transformando vidas e renovando esperanças.
Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festas Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast TCM Turismo TV Vídeos