Estudantes do Neves representam Rio Grande do Norte na etapa nacional da 35ª Jornada de Foguetes


Postado por Clistenes | 14/09/2022

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, eles agora concorrem com 197 competidores pelo título nacional em Barra do Piraí/RJ

Os competidores Cauã Rodrigues Florentin (16), Marco Antônio Leal Oliveira de Paiva (15) e Pedro de Carvalho Terra (16) foram os estudantes do Ensino Médio com melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022 do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, ficando com ouro, prata e bronze, respectivamente, e representarão a escola e o Rio Grande do Norte em uma das etapas nacionais da Jornada de Foguetes. 

A preparação tem sido intensa e começou em maio deste ano, a partir da iniciativa dos próprios estudantes. Em agosto, foi iniciada a orientação do professor Antenor Araújo, responsável por acompanhá-los na competição. “No começo foi um desafio porque tínhamos que nos organizar com os horários da escola, trazer materiais, estudar por conta própria e elaborar da melhor forma o foguete. Então estudamos o regulamento e fizemos nosso melhor”, explica Pedro.

O professor orientador explica que agora o momento é de aprofundar os conteúdos sobre Física. “Para os alunos, é uma forma de visualizar como funcionam conceitos que são utilizados até mesmo pela Nasa. Toda essa experiência eles podem aplicar em seus currículos, abrindo muitas portas”, pontua Antenor Araújo

A Jornada faz parte da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontece durante o ano nas escolas, e é pré-requisito para a participação na competição no Rio de Janeiro. Em 2022, o evento reúne as equipes do Ensino Médio que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas respectivas escolas. 

“O que me motiva é testar meu conhecimento, já que é uma forma de estudar antes e também ter acesso às universidades, e claro, melhorar meu currículo. Sempre fui interessado pelas áreas de Astronomia e de Ciência no geral, então acompanhava documentários, lia sobre, mas essa foi a primeira vez que me empolguei em participar para valer”, conta Cauã, ouro na OBA 2022.

Para a escolha da equipe, foi necessário o envio de um vídeo que constasse o lançamento dos foguetes no tempo certo e dentro das especificações da comissão nacional, a qual validou os resultados e fez o convite à equipe.

Nesta fase, participarão 200 competidores que mostrarão os resultados dos estudos sobre aerodinâmica e produção dos protótipos dos foguetes de garrafa PET, que funcionem com combustível líquido à base de vinagre e bicarbonato de sódio, além de tentarem o maior alcance nos lançamentos dos foguetes para garantir o troféu.

A competição está prevista para acontecer entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Barra do Piraí/RJ, e os garotos estão ansiosos para mostrar todo o esforço e preparação para a Jornada. “Estou bem animado porque nunca tive a oportunidade de fazer algo fora do Estado, e essa é uma chance de conhecer novas pessoas, aprender com elas e voltar com uma bagagem de conhecimento que ultrapassa o que a gente aprende na escola”, conclui Marco Antônio.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câncer Economia Educação Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Gastronomia Gerais Humor Interligados Marketing Martins Moda Mossoró Mundo Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade TamoJunto TamoJunto Podcast Tecnologia Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!