Bulas Digitais: Anvisa aprova QR Codes nas embalagens de medicamentos


Postado por Clistenes | 15/07/2024

As bulas dos remédios vão virar QR Code

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova regra que substitui as tradicionais bulas impressas dos medicamentos por versões digitais, acessíveis via QR Code. A medida promete revolucionar o modo como os pacientes acessam informações sobre os medicamentos que utilizam. Em vez das tradicionais bulas impressas, as embalagens dos medicamentos passarão a conter um QR Code. Ao escanear este código com um smartphone, os usuários serão direcionados a um site ou PDF com todas as informações habituais encontradas na versão de papel. Além disso, essa nova versão digital poderá incluir fotos e vídeos explicativos sobre como tomar o remédio, tornando as informações mais acessíveis e compreensíveis.

Inicialmente, o processo será testado apenas com medicamentos distribuídos em hospitais e aqueles de distribuição gratuita que não necessitam de prescrição médica. Este período de testes será realizado até 2026. Após essa fase, a Anvisa pretende expandir o modelo digital para todos os tipos de medicamentos. Os defensores da mudança apontam várias vantagens, como a personalização das informações, que pode ser atualizada em tempo real, refletindo as últimas pesquisas e regulamentações. Além disso, fotos e vídeos podem facilitar a compreensão de como tomar o medicamento corretamente, e a redução do uso de papel contribui para a preservação do meio ambiente.

Apesar das vantagens, a medida também gera controvérsias. Críticos argumentam que nem todos os brasileiros têm acesso a smartphones, o que pode dificultar o acesso às informações. Além disso, uma pesquisa indica que 81% da população brasileira é contra o fim da bula impressa, apesar de haver 258 milhões de smartphones em uso no país. A implementação dos QR Codes nas embalagens de medicamentos representa um passo significativo rumo à digitalização e modernização do setor farmacêutico. No entanto, é crucial que a Anvisa e outras autoridades considerem as preocupações relacionadas à desigualdade de acesso e trabalhem para garantir que todas as pessoas tenham acesso às informações necessárias sobre os medicamentos que utilizam.

Compartilhe:

Publicidade

Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entretenimento Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festival Gastronômico Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast Turismo TV Vídeos

Pádua Campos
Christianne Alves (Blog da Chris)
Saulo Vale
Thaisa Galvão
Juliska Azevedo (Blog da Juliska)
Soraya Vieira
Rosângela Cunha
Selecione um mês para ver os posts!