Notícia | Destaque
Entrevista | Destaque
Vídeo | Destaque
Cobertura | Destaque
Barragem de Oiticica se torna o segundo maior reservatório do RN
Postado por Clistenes | 25/02/2025
Crédito da foto: QS Engenharia
A barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu, foi oficialmente reconhecida como o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade total de 742,6 milhões de m³. Atualmente, acumula 74,7 milhões de m³, o que representa 10,06% do total.
Com essa inclusão no monitoramento do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), a capacidade hídrica total do estado subiu para 5,29 bilhões de m³, dos quais 53,24% estão atualmente armazenados.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, continua sendo a maior do RN, com 65,31% da capacidade preenchida. Já a barragem Santa Cruz do Apodi, no município de Apodi, agora ocupa a terceira posição, com 69,54%. A barragem Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, está com 73,60% do volume total.
Entre os açudes monitorados, sete estão com mais de 70% da capacidade, incluindo o açude Umari, em Upanema (76,29%), o açude Mendubim, em Assú (70,33%) e o açude público de Cruzeta, em Cruzeta (86,92%).
Por outro lado, dez reservatórios permanecem com menos de 10% da capacidade, como o açude Itans, em Caicó (0,68%), o açude Sabugi, em São João do Sabugi (7,01%) e o açude Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,07%).
O Igarn segue monitorando os principais reservatórios do estado para garantir a segurança hídrica da população.
Alto Oeste Artigos Beleza Brasil Cinema Coberturas Colunas Comportamento Comunicação Conectados Cultura Câmara Municipal Economia Educação Eleições Entrevistas Esporte Eventos Famosos/Artistas Festas Finecap Gastronomia Gerais Humor Interligados Marianna Almeida Martins Moda Mossoró Música Natal Pau dos Ferros Podcast Política Religião Revista Acontece Rio Grande do Norte Saúde Social Solidariedade Tamo Junto Podcast TCM Turismo TV Vídeos